Skip to content

Sobre Beisebol

Beisebol ›› Introdução   Outras Matérias

UMA INTRODUÇÃO

O que é beisebol? – uma explicação breve

O beisebol é um jogo composto por dois times de nove jogadores que se alternam entre turnos de ataque e defesa. Uma partida é dividida em “entradas” que consistem em dois turnos: um time ataca no primeiro turno e defende no segundo, e vice-versa. No ataque, os jogadores um por vez entram em campo no “home plate” com um bastão, a fim de rebater a bola lançada pelo arremessador do time adversário que está na defesa. Se um rebatedor acerta a bola na área válida, ele torna-se corredor e tenta alcançar em seguido 1ª, 2ª, e 3ª base sem ser eliminado pela defesa até que chega novamente ao “home plate”. Ele não precisa completar a volta em uma jogada só, podendo avançar uma ou mais bases por vez durante os rebatimentos dos seus colegas. Cada volta completada marca um ponto, chamado de “corrida”, para o time no ataque. Um time continua no ataque até que três jogadores sejam eliminados, aí então acontece uma troca e o time que atacava agora vai para a defesa e o que defendia vai para o ataque. Ao final da partida, o time que marcou mais corridas vence. Em caso de empate, são disputadas entradas extras até que se tenha um vencedor.


OS BÁSICOS DO BEISEBOL

Tarefas Básicas

 

 

 

Objetivos

Rebater
Correr
(as bases)

Ataque

Marcar pontos atravéz de rebatidas e
percursos das bases sem ser eliminado

Lançar
Apanhar / Pegar

Defesa

Eliminar atacantes sem ceder pontos


O CAMPO

O campo de beisebol tem território válido e território inválido. Duas linhas laterais (“foul lines”) que seguem perpendicularmente do “home plate” aos fundos demarcam o território válido dentro que as jogadas acontecem (com umas exceções). O território válido tem duas partes: o campo interno (“infield”) e o campo externo (“outfield”).

Campo Interno (“Infield”)

Os pontos principais do campo interno são:
Primeira (1ª) Base
Segunda (2ª) Base
Terceira (3ª) Base
• “Home Plate” (casa-base)
Placa de Arremessador

Campo Externo (“Outfield”)

O campo externo, também chamado os fundos,
é grande e é dividido em três áreas gerais (não
marcadas):
Fundo Direto
Fundo Central
Fundo Esquerdo

campo de beisebol

Um campo de beisebol ocupa um área equivalente a quase dois campos de futebol. Não há medidas oficiais para o tamanho de campo, mas típicamente a distância do “home plate” ao limite do campo é aproximadamente 330 pés (100 m) ao longo das linhas laterais aumentando a mais que 400 pés (120 m) no centro. O campo interno tem medidas oficiais: 90 pés (27,4 m) entres as bases que formam um diamente com a placa de arremessador localizada 60,5 pés (18,4 m) do “home plate”.

Obs: É comun de chamar as partes do campo pelos nomes abreviados: primeira, segunda, terceira, “home”, esquerdo, centro, e direto.


EQUIPAMENTO BÁSICO

Bola
Luva (de defesa)
Bastão / Taco
Capacete de rebatedor
Uniforme (boné, camisa, calça, cinto, meia)
Chuteiras
Equipamento do receptor (luva do receptor, máscara, capacete, protetor peitoral, caneleiras, suporte para saqueira, saqueira)
Bases, “Home Plate”, e Placa de Arremessador

equipamento de beisebol


JOGADORES

Cada equipe joga com nove (09) jogadores que atuam ambos no ataque e na defesa. Eles estão colocados num ordem de rebatida que não muda durante uma partida. Depois que o último (nono) jogador no ordem rebate, o ordem repete-se. Eles também estão designados posições de defesa que geralmente são como ilustrado a seguir, mas não há restrições de posicionamento e jogadores até podem trocar lugares.

Posições de Defesa (Defensores)

1 – Arremessador (“Pitcher”)
2 – Receptor (“Catcher”)

posições de beisebol

3 – Primeira (1ª) Base
4 – Segunda (2ª) Base
5 – Terceira (3ª) Base
6 – “Shortstop” / Interbases

Defensores
Internos

7 – Jardineiro Esquerdo
8 – Jardineiro Central
9 – Jardineiro Direito

Defensores
Externos

(nos fundos)

Posições de Ataque (Atacantes)

Rebatedor (ao “home plate” com bastão)
Corredor(es) (nas bases)

Times levam reservas para fazer substituições. Não há limite de substituições, mas normalmente um jogador que tenha sido substituído não pode reentrar em jogo.

Obs: É comun de chamar as posições pelos nomes abreviados: primeira, segunda, terceira, “short”, esquerdo, centro, e direito.


JOGADAS BÁSICAS DE ATAQUE

jogadas de ataqueUm rebatedor consegue uma rebatida quando acerta um arremesso e manda a bola para o território válido (entre as linhas laterais) de forma que pelo menos chega salvo na primeira base sem um erro na parte da defesa. Rebatidas são nomeadas pela base conquistada.

Rebatidas

• Rebatida Simples (“Single”): o rebatedor para na 1ª base

• Rebatida Dupla (“Double”): o rebatedor alcança 2ª base

• Rebatida Tripla (“Triple”): o rebatedor avança à 3ª base

• “Home Run”: o rebatedor completa a volta das bases na sua própria rebatida (em campos com os fundos limitados por uma cerca ou um muro, isto normalmente acontece quando a bola seja rebatida para fora do campo.)

Um rebatedor é creditado com uma corrida impulsada se ele coloca a bola em jogo e, como resultado, um colega-corredor consegue marcar um ponto na jogada.

É chamada uma base roubada quando um corredor consegue avançar à próxima base sem que o rebatedor coloca a bola em jogo ou que a defesa erra.


JOGADAS BÁSICAS DE DEFESA

jogadas de defesaExistem quatro maneiras básicas para a defesa eliminar um atacante.

Eliminações (“Outs”)

• “Strike Out“: o arremessador consegue registrar três “strikes” contra o rebatedor antes de quatro “bolas” ou que o rebatedor coloca a bola em jogo. O rebatedor é eliminado. (Uma explicação de “bolas” e “strikes” segue na próxima seção).

• “Pop Out” / “Fly Out” / “Line Out“: um defensor pega e controla uma bola acertada pelo rebatedor antes que a bola atinge a chão. O rebatedor está eliminado. Conforme a altura e a distância da bola acertada, isto é chamado um “pop-out” (alta no campo interno), “fly-out” (alta para os fundos), ou “line-out” (linha reta) .

• “Force Out” (eliminação forçada): um defensor com posse da bola chega e pisa numa base antes de um atacante que seja obrigado alcançar aquela base. O atacante está eliminado. (Uma espécie dessa é o “ground out” que acontece quando o rebatedor manda uma bola rasteira à defesa interna e seja eliminado na 1ª base.)

• “Tag Out” (eliminação de toque): um defensor com posse da bola toca um atacante que não está pisando numa das bases com a bola ou com sua luva com a bola por dentro. O atacante está eliminado.

É chamada uma jogada dupla (ou jogada tripla) quando a defesa elimina dois (ou três) atacantes na mesma jogada.


zona de strikeBOLAS E STRIKES

Uma bola lançada pelo arremessador é considerada boa se passa pela zona de “strike”. A zona de “strike” é uma área imaginária que costuma cobrir a largura do “home plate” entre as alturas do joelho e do meio do peito do rebatedor (veja a figura à direita). Um árbitro que posiciona-se atrás o “home plate” e o receptor pronuncia os arremessos bons ou ruins.

Um arremesso bom que o rebatedor não coloca em jogo é chamada um “strike” igual se o rebatedor deixa passar, se ele gira e fure, ou se manda a bola para território inválido. Um arremesso ruim (que não passa pela zona) é chamada uma “bola” menos que o rebatedor gira o bastão e tenta o rebater, em qual caso é considerada como um arremesso bom. O árbitro mantém a contagem de “bolas” e “strikes”; a contagem começa de novo com cada rebatedor.

Caso a contagem chega a quatro (04) “bolas”, o rebatedor está concedido primeira (1ª) base livremente e isto é chamadao um “walk” ou “bases nas bolas”. Caso a contagem chega a três (03) “strikes”, isto é chamada um “strike out” e o rebatedor está eliminado (obs: um bola mandada para território inválido não conta como o terçeiro “strike”).

Anúncios
%d bloggers like this: