Saltar para o conteúdo

História

História ›› Resumo   Pré-História   Fundação   Temporada 2008   Temporada 2009

TEMPORADA 2008 (março 2008 – dezembro 2008)

Amistoso da Pré-temporada

O amistoso da pré-temporada no dia 15 de março de 2008 marcou a primeira partida do time. De novo o adversário foi o Farrapos com o jogo sediado no estádio do Cerâmica A.C. em Gravataí. Foram realizadas, na verdade, duas partidas–uma mais competitiva e uma outra um jogo-treino para dar opportunidade aos novatos jogar. No jogo principal, o time entrou em campo com seus americanos e dois visitantes americanos. O Farrapos, com um dos craques do estado arremessando, venceu por 8 a 5 com a atualização do time sendo um pouco menos que esperado. Depois, no segundo jogo, quatro iniciantes brasileiros tomaram seus lugares em campo enquanto o Farrapos experimentou com uns jogadores em posições novas. Para os novatos foi seu primeiro jogo já, e eles só treinaram pela primeira vez uma semana antes! Mas que surpresa! O desempenho deles superou todas expectativas!

Expectivas

Devido ao núcleo de norte-americanos, o Cerâmica não entrou em sua primeira temporada com as expectivas típicas de um time estreante. Não foi sem razão que seus adversários já considerou Cerâmica um candidato sério ao título e ficaram extra-motivados de vencer os americanos em seu próprio esporte. Contudo, as expectivas próprias foram desclaras. Foi difícil previsar a potencial do time com a maioria dos americanos tendo passado há muito tempo sua flor de idade para jogar e com os únicos dois com experiência em arremessar retardada pelas doras de costas e de braço. Naturalmente, a experiência técnica e o conhecimento tática dos americanos eram vantagens. As expectivas e previsões seriam melhor formados após a primeira partida contra o campeão inédito, o Bromos de Pelotas.

Estreia no Campeonato Estadual

O time estreiou no campeonato estadual fora de casa, viajando a Pelotas para uma dupla de partidas contra o atual campeão Bromos. A história do time começou bem quando na primeira partida o primeiro jogador ao bastão para o Cerâmica conseguiu uma rebatida e depois completou a volta para marcar a corrida (ponto) inédita do time. Não foi um jogo perfeito devido aos desempenhos abalados na parte da defesa e dos arremessadores, mas o ataque não mostrou nenhuma difículdade e dirigiu o time a sua vitória inédita por 17 a 14. Na segunda partida, com mais novatos em campo, os erros de defesa deixaram Bromos tomar conta da partida. Apesar de mais um show de ataque, o time sofreu sua primeira derrota, 16 x 24. Dado o adversário, foi uma estreia muita boa e deixou o time com muita esperança para as rodadas restantes.

Dificuldades e Abandono do Campeonato

Infelizmente, os desafios que enfrentam o crescimento e o desenvolvimento deste esporte já dificultou a segunda rodada quando Hunters (Santa Cruz do Sul) não conseguiram um campo para sediar as partidas contra Cerâmica no data marcada nem mais tarde do mês. Cerâmica virou atenção para o terceira rodada, suas primeiras partidas como mandantes. Mas as dificuldades continuaram quando na vespara das partidas ficou necessário adia-las devido a condição do campo depois uma semana de muita chuva. No mesmo tempo, como esperado, dois americanos saíram da equipe (um deles o co-fundador e treinador Lee) e a hora dos brasileiros foi chegando.

As chuvas de inverno complicaram os treinos, e Cerâmica, como todos os times, não conseguiu treinar muito. E coisas piorou mais ainda para o campeonato quando Hunters avisou da sua desistência. Prosseguindo com três times, o Cerâmica foi em casa de novo na quarta rodada, mas seu adversário, o Bromos, desistiu por causa da falta total de treinos devido às chuvas. Com o estádio reservado e uma previsão para sol, Cerâmica convidou o Farrapos para realizar as partidas adiadas da rodada anterior. Eles aceitaram o convite, mas para amistosos em vez que partidas oficiais devido a indisponibilidade de alguns títulares. Os amistosos, mesmo sem significação no campeonato, tiveram outro significado para o Cerâmica. Com dois americanos indisponível jogar, os brasileiros tornaram a maioria da equipe. Com a esperada saída de mais dois americanos logo depois, uma metade da titularidade já pesaria sobre novatos que poucos meses antes nunca praticou o esporte e o time conteria sempre adiante uma maioria de brasileiros.

Infelizmente, a temporada realmente foi parada semelhante da temporada inaugural em 2007, mas esta vez com mesmo menos partidas realizados. As chuvas, a indisponibilidade de campos, e a desanimação resultante conspiraram contra o beisebol. Apesar de intenções de salvar a temporada, o campeonato eventualmente foi abandonado.

Parada Longa, Amistoso, e Grandes Questões

Junto com o campeonato, o Cerâmica ficou parada, passando por três meses sem treinos após o amistoso contra Farrapos. Mesmo sendo um ano turbulento para o Farrapos, o time do capital foi o único que não ficou parada muito tempo. Em outubro o Farrpos convidou o Cerâmica para um amistoso a ser realizado em Porto Alegre. O time aceitou e organizou-se com uma equipe de sete brasileiros e cinco americanos. A chuva forçou um adiamento e o jogo eventualmente foi realizado no final de novembro. Mais uma vez o Cerâmica perdeu ao time do capital, mas a derrota naõ vem como uma supresa dado a inexperiência em campo. Mesmo assim serviu como mais um passo no desenvolvimento dos brasileiros.

Contudo, no encerramento do ano, o futuro do time e do campeonato estadual foram incertos. O desenvolvimento dos novatos e o potencial que alguns mostraram foi gratificante para os treinadores do time. A vontade continuar não faltou, mas houveram uns desfios grandes para resolver. O maior desafio desde o começo no Rincão continuou: um campo adequado e disponível para os treinos e jogos. Apesar da esperança a parceria com Cerâmica deu, ainda faltava este base fundamental. O estádio teve poucos datas livre de futebol entre todos os times do clube, dos profisionais até as categorías de base. A marcação de jogos e, mais ainda, a remarcação de jogos adiados foi difícil até imposível. Com os treinos, a questão foi menos sobre um campo e mais de a disponibilidade e o compromisso dos jogadores e os treinadores para treinar semanalmente, o qual faltou em 2008.

O campeonato estadual tiveram as questões da permanência dos times (menos o Farrrapos) e do surgimento de liderança para dirigir e organizar o campeonato, o qual desapereceu ao longo do ano em parte devido às dificuldades dos times individuais que tornaram-se a prioridade. Consequentemente, “Haveria um campeonato estadual em 2009?” era uma pergunta muito válida.

continua ››

No comments yet

Deixe um comentário