Chamado Campeonato Gaúcho de Beisebol anteriormente, a Liga Gaúcha de Beisebol entra em seu quarto ano, o segundo com este nome. Em 2010 a Liga é composta por seis times. Chimangos (Porto Alegre) faz sua estréia no campeonato estadual e o Bromos (Pelotas) volta após um ano de ausência. Continuando da temporada de 2009 são o Cerâmica (Gravataí), o Farrapos (Porto Alegre), o Hunters (Santa Cruz do Sul) e o Seinenkai (Porto Alegre).
A Liga Gaúcha de Beisebol tem o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) incentivando o desenvolvimento do esporte no Rio Grande do Sul e o crescimento dos times do estado.
Na primeira fase da competição os seis times são divididos em duas divisões (chaves). De seis rodadas total, três rodadas serão de partidas únicas apenas de ida realizadas em cruzamentos das divisões e três rodadas serão de partidas duplas apenas de ida realizados dentro das respectivas divisões. Os dois primeiros colocados de cada divisão se classificam para a fase final. A fase final consta de duas etapas, as semifinais e a final, disputadas em jogos únicos, apurando um campeão.