Skip to content

A laranja está de volta: Entrevista com o Tiago, fundador e organizador do Bromos

11/05/2010

Tiago – organizador do Bromos e
fã do Rangers (coitado!) da MLB

O adversário que o Cerâmica venceu na 4ª Rodada, o Bromos Beisebol Time de Pelotas, foi o primeiro time de beisebol oficialmente fundido entre os times modernos no estado. Acabou de passar o quarto aniversário do clube fundado no 1º de maio de 2006 que também tem a distinção de ser o primeiro Campeão Gaúcho em 2007. Um dos fundadores do time pelotense, o Tiago Borges, organizou o retorno do time e a reformulação da equipe após um ano de ausência do Gaúchão em 2009. Um praticante do beisebol para menos de 5 anos, Tiago (30 anos) ainda é um dos pioneiros do esporte no Rio Grande do Sul que além do trabalho com seu próprio clube foi central na criação e organização do primeiro campeonato estadual em 2007. Original de Piratini-RS, ele está no 8º semestre do curso Bacharel em Administração habilidade em empresas. Cerâmica Beisebol falou com o Tiago sobre o retorno do seu time e o beisebol gaúcho.

Logotipo – Bromos Beisebol Time

Cerâmica Beisebol: Como você sente estando de volta ao campeonato estadual com seu time?
Tiago Borges: Apesar de todas as dificuldades e problemas que enfrentamos todas as semanas, estou muito feliz em poder dizer mais uma vez que o Bromos retornou e está jogando.

CB: Teve preocupação de sua parte e pelos outros no estado que a desistência do Bromos na véspera da temporada 2009 significaria o fim do time. Como passou este último ano? O retorno do Bromos pareceu cada vez mais ou cada vez menos provável ao longo sua ausência?
Tiago: Sobre sairmos nas vésperas da competição de 2009 foi algo que era quase inevitável, ou saímos antes ou abandonaríamos a competição no meio, os mais velhos do time estavam acomodados e jogar seria ariscado, sempre pensei que para o Bromos seria complicado voltar a jogar, todos os atletas continuaram mantendo contato, mas parecia que não sairíamos do zero.

Tiago arremessa durante um dos primeiros
treinos de beisebol em Pelotas em 2006

CB: O que possibilitou seu retorno? Em qual momento você realmente acreditou que seria realizado seu retorno?
Tiago: Quando pensei em conversar com o pessoal e retomarmos os treinamentos, o que mais me motivou a retornar foi a empolgação dos novatos do time, o retorno oficial do Bromos na minha visão foi quando fui a reunião das equipes e confirmei a nossa participação.

CB: A equipe é essencialmente a mesma de 2008? Ou teve uma saída grande de pessoal?
Tiago: Nesta temporada estamos apenas com 4 atletas mais experientes, ouve e esta havendo uma reformulação da equipe.

CB: Como vocês re-montaram a equipe? Como recrutaram novos jogadores?
Tiago: A re-montagem ocorreu com a volta aos treinos, convidando amigos e familiares para irem treinar, um processo normal quando se pratica um esporte pouco conhecido.

Shortstop e “vovô” do Bromos

CB: Quantos jogadores o time tem atualmente? Como descreveria a equipe? Que idade e quanta experiência têm seus jogadores?
Tiago: Atualmente contamos com 14 jogadores, alguns novos sempre aparecem nos treinamentos mas não vão regularmente. A média de idade do time está bem inferior a das ultimas temporadas, o único vovô do time sou eu.

CB: Como é dirigido o desenvolvimento técnico? Tem treinadores ou um técnico? Qual é seu papel?
Tiago: Os treinos são realizados em acordo com o pessoal, não temos um treinador, tenho um papel mais administrativo que técnico.

CB: Ao começar esta temporada, qual era sua meta para o time? Quais expectativas você teve?
Tiago: A meta é a de “construir” definitivamente o campo de beisebol, contatos estão sendo feitos e esperamos em breve ter nosso espaço, tenho a expectativa de dar uma nova cara ao time e ao esporte perante a comunidade.

CB: E agora no meio do campeonato, como avalia o time? Suas metas estão sendo cumpridas?
Tiago: Em termos técnicos não tem como avaliar o time, estamos inferiores aos nossos adversários, mas estamos batalhando para melhorar, os atletas mais novos estão motivados para tal processo.

Tiago (dir.) no lado de dois outros pioneiros
na reunião geral da liga em janeiro de 2010

CB: Nesta temporada o Bromos já enfrentou o Seinenkai, um time não-existente quando Bromos saiu, e re-abriu sua rivalidade com o Farrapos, edição 2010. O que você acha sobre o nível de beisebol gaúcho em 2010, e em sua opinião como compara ao nível anterior.
Tiago: Vou falar pelo Bromos, o nosso nível é bem inferior, não que os novos jogadores não tenham capacidade, mas precisam de muitos treinos e jogos para chegarem ao nível da equipe Campeão em 2007.

CB: Tem previsão para o campeonato? O Farrapos defenderá seu título facilmente ou tem um concorrente?
Tiago: Para nós o importante é fazer uma participação com respeito e dedicação ao esporte, ainda não vi todas as equipes, aparentemente o Farrapos tem bons jogadores, mas acredito que pode ser vencido.

CB: Você fez parte do moderno surgimento e desenvolvimento do beisebol aqui no Rio Grande do Sul desde o início. O que tu acha sobre o estado atual de beisebol gaúcho? Cresceu mais que você esperou quatro anos atrás ou menos?
Tiago: Bem, nosso estado atual esta interessante, conseguimos organizar competições e fazer campeonato que sejam interessantes a todas as equipes, eu acreditava que em quatro anos poderíamos ter uma organização maior em termos de regulamentações, mas isso só ocorrerá se todas as equipes estiverem unidas para tal processo.

Tiago rebate na temporada 2007

CB: O que mais falta no momento no beisebol gaúcho? O que mais limita seu crescimento e desenvolvimento?
Tiago: Falta apoio das instituições públicas e privadas, cito como exemplo a capital do estado que conta com três equipes deveria haver um pouco mais de comprometimento dos órgãos públicos, afinal de contas estamos auxiliando alguns garotos a ter uma prática esportiva saudável e interessante, mesmo sem o apoio das instituições públicas e privadas, o fator que limita o crescimento é a dificuldade de adquirir material para os novatos do esporte.

CB: Fale sobre a possibilidade de construir um verdadeiro campo de beisebol em Pelotas. O que o time já tem e o que falta para tornar-se uma realidade?
Tiago: Só falta a prefeitura nos dar o aval, contatos com políticos e com as instituições do beisebol no Brasil já foram feitos, também já encaminhamos a documentação para a liberação do espaço.

CB: O Bromos quer trazer o Little League ao Rio Grande do Sul e Pelotas. Qual a situação desta iniciativa e quais são seus planos?
Tiago: Nós inscrevemos na Little League, porém para darmos os primeiros passos ainda precisamos de muitas coisas, campo será nosso alicerce para darmos os passos seguintes.

CB: Pode fazer uma previsão para o esporte daqui a cinco anos?
Tiago: Se continuarmos no ritmo que estamos temos a tendência de aumentar ainda mais o número de adeptos ao esporte, acredito que em cinco anos teremos mais de 10 equipes em atividades no estado e jogando competições estaduais e nacionais.

Cerâmica Beisebol agradece o Tiago pelo tempo fazer esta entrevista e muito mais pelo investi-mento pessoal no desenvolvimento de beisebol aqui no estado. Como um jogador, fundador, organizador e treinador, você é um grande pioneiro de beisebol gaúcho. Grande abraço, Tiago!

Confira:

Bromos Beisebol Time
Cidade: Pelotas-RS
Data de Fundação: 01 de maio de 2006
Participação no Campeonato Estadual: 2007, 2008, 2010
Conquistas: (Primeiro) Campeão Gaúcho 2007
Treinos: dias, horários, e local variam; consulte o site do time ou entre em contato
Contato: Tiago Borges | tiagomb @ brturbo.com  |  (53) 9113-2390
                skype tyago.borges  |  msn tiago1812@hotmail.com
Blog/Website: pelotasbromos.blogspot.com

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Ygor - Farrapos B.C. permalink
    11/05/2010 10:55

    Parabéns pelas entrevistas realizadas… Cerâmica sempre inovando e divulgando muito bem o beisebol do estado!

    Abraço!

  2. 11/05/2010 16:44

    Muito bacana a entrevista! Parabéns ao Chris pela entrevista e ao Tiago.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: