Times gaúchos voltarem do IV Nacional Iniciante de Beisebol sem troféus
![]() |
Alguns no final de segunda-feira, outros pela manhã da terça-feira, os beiseboleiros gaúchos que participarem no IV NACIONAL INICIANTE DE BEISEBOL em Ibiúna–SP voltarem pra casa após três dias (13/11 a 15/11) de competição e confraternização entre 19 equipes de seis estados com mais de 300 atletas inscritos. Os jogadores de Farrapos Beisebol Clube e Seinenkai Yakyu Team, ambos de Porto Alegre, junto com jogadores cedidos pelo time de beisebol do Cerâmica, chegarem de volta em Porto Alegre cansados, alguns lesionados, e infelizmente sem troféus. Mas que importa é que os dois times disputarem seus cinco jogos com muita raça, foram competitivos em um maioria das suas partidas, e curtiram a experiência de atuar nos melhores campos de beisebol no Brasil.
![]() |
Centro de Treinamento Yakult, Ibiúna–SP |
O torneio organizado pelos times da Federação Carioca de Beisebol e Softbol (FCBS) foi realizado no feriadão da Proclamação da Republica no Centro de Treinamento Yakult da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) em Ibiúna–SP. Nos três campos da sede das seleções brasileiras, 49 partidas abreviadas foram realizadas em pouco mais que dois dias e meio. A 1ª fase constou de quatro chaves definidos por sorteio, sendo que os quarto colocados do ano passado foram cabeças-de-chaves. A 2ª fase juntou os quatro 1º colocados da 1ª fase num chave de ouro para disputar o título e colocação em semifinais e um final, enquanto chaves de prata, bronze, e cobre juntarem os 2º, 3º e 4º colocados, respectivamente, a ser disputado na mesma forma. O evento encerrou com uma cerimônia de premiação após a conclusão do grande final em que o Barcamartes de São Paulo–SP venceu o Bats de Parelheiros–SP para ser o novo campeão de 2010.
![]() |
Cerâmica cedeu Chris, Tota, e Binho para jogar com Seinenkai e Farrapos |
Os desempenhos dos times gaúchos foram prejudicados pelo fato que não conseguiram levar equipes completas. Devido aos custos da viagem pago da bolsa de cada jogador, muitos jogadores não tiveram as condições para participar deixando os times sem uns titulares e com poucas reservas. Mesmo com um nível técnico geralmente abaixo dos melhores times da competição, os gaúchos podem ser competitivos, evidenciado pelo 4º colocação do Farrapos no ano passado. A maior falta é de um segundo arremessador de nível alto. O que certamente não falta é persistência e garra, mostrada claramente pelo Seinenkai em conseguir uma vitória de virada e mais duas tentativas valentes para o mesmo.
![]() |
CHRIS (Seinenkai) 5 rebatidas, 6 corridas, 2 corridas empurradas |
Seinenkai foi a busca de uma melhoria do ano passado e foi sorteado num grupo razoável, com três vitórias de quatro jogos uma possibilidade. Na primeira partida Seinenkai marcou uma corrida na parte cima da primeira entrada, uma vantagem que foi rapidamente virada pelos Latinos de Rio de Janeiro com duas corridas na parte baixa da entrada. O jogo equilibrado acabou 4 x 3 pra os cariocas. Na tarde do sábado frente o Recife Imortais o time abriu uma vantagem de 6 a 0 na sua primeira vez ao bastão mas com seu segundo arremessador em jogo sofreu 12 corridas no mesmo entrada. Chris, um de dois jogadores que Cerâmica cedeu para Seinenkai, abriu a segunda entrada com uma rebatida e logo marcou uma corrida. Quando ele rebateu pela segunda vez na mesma entrada faltou somente uma corrida para empatar e sua rebatida simples empurrou duas corridas para completar a virada. O placar final foi 16 x 12.
![]() |
SEINENKAI Yakyu Team 1v, 4d (20%) 36 CP, 54 CC |
1ª Fase (Classificatória) Latinos 4 x 3 Seinenkai Recife Imortais 12 x 16 Seinenkai Seinenkai 2 x 13 Bats New Giants “B” 13 x 10 Seinenkai 2ª Fase – Chave de Cobre Semifinal: Lapwings 12 x 5 Seinenkai |
No domingo, Seinenkai pegou a cabeça-de-chave e eventual vice-campeão, Bats de Parelheiros–SP, e o favorito mostrou sua superioridade com uma vitória de 13 a 2. O último jogo da 1ª fase foi dentro do estádio contra o New Giants “B” de Barra Funda–SP que entrou ainda sem uma vitória. Seinenkai sofreu 8 corridas bem no começo necessitando mais uma virada. Com Farrapos e a maioria da torcida o apoiando, Seinenkai fez seis corridas na parte baixa da entrada mas a defesa cedeu mais quatro corridas na próxima entrada contra somente uma marcada. Quando o time rebateu na terceira e última entrada o placar foi 13 x 7 e conseguindo mais três corridas só o time acabou perdendo e caindo para 4º colocado com uma vitória contra três derrotas, válido para um vaga na chave de cobre na 2ª fase.
![]() |
TOTA (Farrapos) 8 rebatidas (1 dupla, 4 triplas), 8 corridas, 7 corridas empurradas |
Farrapos entrou o torneio com uma expectativa maior seguindo seu sucesso em 2009 e no primeiro dia tudo deu certo. Mesmo numa chave forte, eles começarem com duas vitórias: de 10 a 7 acima de Pirituba Warriors e de 9 a 7 contra Lapwings de Curitiba–PR. Tota, cedido pelo Cerâmica para o time do capital, foi entre os destaques ajudando seu time sábado com cinco rebatidas incluindo uma dupla e três triplas, e seis corridas marcadas junto com seis corridas empurradas.
Infelizmente seria outra história domingo com duas derrotas, a primeira somente por 3 a 2 frente Piedade–SP. Aquela derrota custou mais ainda com Tota sendo machucado quando um arremesso bateu o cotovelo dele, e apesar de fazer mais duas triplas no jogo a lesão o atrapalhou nas partidas restantes. Seu arremessador principal também sentava dores no braço que deixou o último jogo da fase classificatória contra FARMIME (Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Instituto de Matemática e Estatística–USP) na mão do segundo arremessador e o resultado foi um para esquecer: 17 x 1. Com duas vitórias e duas derrotas, Farrapos acabou 3º colocado na chave deles e passou para a chave de bronze.
![]() |
FARRAPOS Beisebol Clube 2v, 3d (40%) 26 CP, 38 CC |
1ª Fase (Classificatória) Farrapos 10 x 7 Pirituba Warriors Farrapos 9 x 6 Lapwings Piedade Jr. 3 x 2 Farrapos Farmine 17 x 1 Farrapos 2ª Fase – Chave de Bronze Semifinal: Farrapos 4 x 5 New Giants “B” |
No terceiro dia, mesmo saindo na frente na semifinal da chave de bronze contra New Giants “B”, Farrapos deixou a passagem ao final da chave escapar numa derrota de 5 a 4 encerrando sua participação no competição. Seinenkai não conseguiu muito na sua semifinal na chave de cobre, perdendo para Lapwings por 12 a 5. Mas notável foi o bom desempenho do Binho, de Cerâmica, que mostrou sua melhoria e crescente confiança tanto em defesa quanto no ataque, conseguindo uma rebatida e um “walk” para o segundo jogo seguido. Seu melhor rendimento ao bastão foi uma conseqüência de seu trabalho entre jogos para corrigir uns erros técnicas.
![]() |
BINHO (Seinenkai) 2 rebatidas, 4 corridas |
Chris, o jogador-treinador do Cerâmica, ficou muito feliz com seus jogadores. “Tota foi atacando os arremessos num jeito que freqüentemente faltou na temporada de 2010; jogando nesta forma, ele é um dos melhores no estado, sem dúvida.” As melhorias do Binho animou o treinador: “Sua vontade e determinação de melhorar foi impressionante. Nós trabalhamos entre jogos para descobrir e corrigir as falhas na sua técnica de rebater e deu resultado imediatamente. Posso imaginar que este torneio podia ser um momento decisivo para ele e com seu potencial pode tornar-se uma das estrelas de nosso time.”
Os jogadores de Cerâmica agora voltam ser rivais do Farrapos e Seinenkai, mas o apoio que os gaúchos darem um para o outro foi um dos destaques para Chris. “Para jogar num estádio verdadeiro de beisebol com a torcida gritando seu nome é uma lembrança especial que levarei comigo. Achei que os dias para isso já passarem pra mim. Foi ótima; muito legal!”
![]() |
IV Nacional Iniciante de Beisebol 2010 – 19 equipes de 6 estados com mais de 300 atletas inscritos |
Confira nossa galeria de fotos do IV Nacional Iniciante de Beisebol
Jogos do Seinenkai (104 fotos)
Centro de Treinamento Yakult – Campos e Instalações (70 fotos)