Skip to content

Respeito ao passado, olhos no futuro: os primeiros passos do RS Eagles Baseball Club

24/07/2012
tags:

Após quatro anos de parceria com Cerâmica A.C., o time decidiu desvincular do clube e adotar seu próprio nome e identidade. O time entra nesta nova era da sua história com um novo nome: RS Eagles Baseball Club. Também foi alterado a estrutura de administração do time.

Um nome para o futuro que homenageia o passado

O novo nome foi escolhido pelos jogadores atuais que quiseram homenagear os norte-americanos responsáveis para a fundação e desenvolvimento do time. Entre outras ideias incluindo “Americanos”, o nome “Eagles” (trans. águia) surgiu como a homenagem favorita para representar o time na sua marcha rumo ao futuro. A “bald eagle” (águia de cabeça branca), uma espécie nativa somente da América do Norte, é um símbolo oficial dos EUA representando força, coragem, liberdade e imortalidade.

Um protótipo do novo logotipo

A “sede” do time era em Gravataí nos seus primeiros anos mesmo quando a maioria dos jogadores eram de outras cidades. Com a perda do campo na Digicon e a desvinculação do Cerâmica A.C., o time não se identifica mais com Gravataí. Com jogadores de várias cidades da região, o time optou pelo “RS”, a sigla do estado.

Sendo um esporte inventado nos EUA e pouco difundido no Brasil, muitas das terminologias do beisebol usadas no Brasil são em inglês. Assim, o time não sente nenhum erro para completar o nome com “Baseball Club”. Chamando-se um clube reflete a possibilidade de crescer e incluir times juvenis e infantis no futuro.

Entre todas as mudanças permanecem os cores

Apesar da oportunidade de trocar suas cores, o time decidiu continuar usando a combinação do verde, amarelo, e preto. O time está no processo de criar uma nova identidade visual, incluindo um logotipo. A presença do time na internet tem que passar por algumas mudanças. Já foi criado uma nova página no facebook, RsEaglesBaseballClub, que também substituirá o website por enquanto. Não há previsão para lançar um novo site. Contato com o time é possível através de seu novo endereço de e-mail, portanto o time vai continuar receber e atender mensagens enviadas aos endereços de e-mail antigos.

Douglas, presidente do clube

O time também definiu uma nova estrutura administrativa para combinar melhor com as circunstâncias atuais. Até o inverno de 2011 a liderança do time ainda era principalmente dos norte-americanos que fundaram o time. Teve uma diretoria de três dirigentes, dois que também compõem a equipe técnica. Para motivos pessoais os três saíram do time e a responsabilidade para o time caiu nos ombros do jogador-treinador Douglas Machado, conhecido como Tota. Então, chegou a hora para a equipe, agora quase inteiramente brasileira, se auto-organizar. Numa reunião em junho os jogadores nomearam um presidente e vice-presidente para administrar os negócios do time. Como esperada Douglas foi confirmado presidente com Bruno Furtado sendo designado o vice-presidente. Erin Wawro continua no cargo de assistente administrativa.

Essas são as primeiras mudanças que ocorreram na transição do Cerâmica para o RS Eagles. As realizações e os successos do antigo time do Cerâmica servim como inspiração e motivação para os Eagles na sua busca de novas conquistas.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: